RENDA-SE, II FEIRA DE ARTESANATO

RENDA-SE
II FEIRA DE ARTESANATO, BORDADOS E RENDAS

            Idealizado por Stela Guerra Eventos e realizado pelo IECAP (Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares), Renda-se, Feira de Artesanato, Bordados e Rendas chega à segunda edição. Assim como em 2011, ano de seu lançamento, o evento que tem à frente as empreendedoras Stela Guerra, Isabela Guerra e Renata Hargreaves acontecerá no Pontão entre os dias 23 e 26 de agosto. Aberta ao público, a feira integra o calendário de comemorações do aniversário do Lago Sul e deverá atrair cerca de cinco mil visitantes que terão acesso ao melhor do artesanato do Distrito Federal e de vários estados brasileiros. De pequenos souvenirs a sofisticadas peças inteiramente confeccionadas à mão, o Renda-se promete encantar com o que há de mais bem acabado em artesanato genuinamente brasileiro, a joia mais rara de nossa manufatura. 


                 Na ocasião, artistas, associações e cooperativas selecionadas pela curadoria do evento vão expor e comercializar produtos como roupas de cama, mesa, banho, enxovais, roupas, acessórios e objetos de decoração  na estrutura montada às margens do Lago Paranoá. Ainda mais interessante que na primeira edição, o Renda-se amplia a tipologia do artesanato, abrindo espaço para trabalhos feitos em madeira, cerâmica, ferro e cestaria. Com o apoio da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o evento não comercializa espaços ou participa da arrecadação. Com o objetivo de valorizar a identidade artesanal do Brasil, e, principalmente, de Brasília, apoiando a criação de novos produtos e sua comercialização, o Renda-se atende às diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No desenho dessa trama, o incremento do nível cultural, profissional, social e econômico dos artesãos.

 Além de área para exposição e comercialização de produtos disposta em stands, o Renda-se compreende uma área de 1300 m2 dividida em lounges, auditório e Espaço Saber Fazer, com oficinas mostrando artesãos na prática do ofício. Os expositores terão oportunidade de participar de palestras proferidas pela jornalista, consultora de moda e estilo e curadora nacional do evento Cristina Franco (Design e Tendências), pelo professor Israel Batista (Economia criativa ) e cerimonialista César Serra. César Serra também será responsável pelo Lounge Renda-se, movimentado por pockets shows e participações especiais de especialistas em mercado de luxo trabalhando com os produtos da feira.
TECENDO BONS NEGÓCIOS                 
                                                          
            De grande variedade de cores, materiais, inspirações, técnicas, o artesanato é uma rica manifestação cultural que ajuda a tecer a história do povo brasileiro. Em Brasília, onde há um verdadeiro mosaico populacional, essa tendência se reflete no artesanato de forma vibrante. Com curadoria de Stela Guerra no Distrito Federal foram selecionados 30 projetos, entre eles Flor do Cerrado, Bordadeiras de Taguatinga e Maria do Barro. Já Cristina Franco, responsável pela curadoria Brasil afora, garimpou grandes referências do artesanato como Rendas da Paraíba (PB), Ceart-Centro de Artesanato do Ceará (CE), Matizes Dumont (MG), Casa do Artesanato Goiano (GO).

            Cada vez mais valorizado, inclusive no cenário internacional, mas com potencial ainda pouco explorado, o artesanato envolve cerca de 8,5 milhões de pessoas. O setor, porém, carece de investimentos e políticas culturais específicas para combater os dois maiores obstáculos ao desenvolvimento do artesão: a informalidade e comercialização. O Renda-se, portanto, vai ao encontro da superação dessa questão, uma vez que proporciona aos artesãos exposição de alto nível, formalizada e destinada ao público consumidor e formador de opinião.

            A realização deste evento compreenderá ações de grande importância para a consolidação do artesanato no Distrito Federal. Por meio de uma estratégia de sensibilização e capacitação do artesão para a sua atividade, o renda-se vislumbra atingir aos seguintes objetivos específicos: melhoria na qualidade de vida dos artesãos participantes do projeto, através da qualificação e aumento das vendas; geração de novas alternativas de renda para os artesãos através da qualificação para inovação e criação de novos produtos; aumento da visibilidade e competitividade da identidade cultural do artesanato no DF; promoção do espírito de associativismo e cooperação entre os artesãos do DF, ressaltando a importância de suas habilidades e as relações existentes no grupo e reforço da importância da aplicação de gestão mercadológica e os canais de distribuição dos seus produtos artesanais.

PROGRAMAÇÃO:
23/08/12 (quinta-feira)

•          10h – recepção aos participantes no local da Feira – BOAS VINDAS
•          14h – Palestra da SETRAB/DF
•          15h – Apresentação Cristina Franco
•          16h – Rodada de Negócios
•          19h – Solenidade de Abertura do RENDA-SE 2012
•          20h- Show com Rogério Midlej e Jazz Quinteto
24/08/12(sexta-feira)

•          10h – Abertura da Feira
•          10:30h - Palestra Cristina Franco – Design e Tendências
•          15h – Painel da MDIC/ SEBRAE Tema– O Protagonismo do Artesanato Brasileiro
•          16h – Espaço Saber Fazer – Oficinas
•          17h – Palestra Economia Criativa – Prof. Israel Batista
•          19h – Palestra   - Arte de receber - Cesar Serra
•          22h – Encerramento

25/08/12 (sábado)

•          10h – Abertura da Feira
•          10h- Programação Aniversário Lago Sul - Exposição Autos Clássicos do Lago Sul
•          15h –Espaço Saber Fazer – Oficinas                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
•          22h – Encerramento


26/08/12 (domingo)

•          10h – Abertura da Feira
•          Programação Aniversário Lago Sul- Exposição Autos Clássicos do Lago Sul
•          15h –Espaço Saber Fazer – Oficinas
•          22h – Encerramento da Feira Renda-se 2012
Serviço:
Pontão Lago Sul
Solenidade de abertura: dia 23, às 19 horas
Feira: de 24 a 26 de agosto, das 10 às 22h

Comentários